Bacharelado em Psicologia

ATO AUTORIZATIVO
Autorizado pelo ministério da educação através da portaria nº 321, de 15 de janeiro de 2022.

DENOMINAÇÃO DO CURSO
Bacharelado em Psicologia

A profissão de psicólogo (a) foi promulgada pela Lei 4.119, em 27 de agosto de 1962.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia foram instituídas, de acordo com a resolução n° 5 de 15 de março de 2011, pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, com o objetivo de orientar a organização curricular dos cursos de Psicologia.

OBJETIVO GERAL DO CURSO
O objetivo geral do Curso é a formação de Psicólogos (as) capacitados para o exercício profissional, utilizando-se de processos formativos com ampla e diversa sustentação científica, crítica e reflexiva. Busca-se desenvolver um profissional com autonomia intelectual, comprometido com as transformações sociais necessárias para o desenvolvimento dos grupos humanos, em consonância com as demandas regionais.

Objetivos Específicos
O Curso de Graduação em Psicologia da FAES tem como objetivos específicos:

  • Proporcionar a formação de psicólogos (as) de caráter generalista e pluralista, conforme as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Psicologia (Resolução no 08 do CNECES DE 15 DE MARÇO DE 2011);
  • Possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências que capacitem o psicólogo para a compreensão e análise crítica reflexiva dos fenômenos psicossociais, para o diagnóstico dos problemas e demandas sociais e para a intervenção nos diversos contextos sociais visando a promoção da cidadania, da saúde e da qualidade de vida;
  • Fornecer os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, práticas e complementares, de forma integrada, considerando as ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
  • Possibilitar o desenvolvimento da criticidade, criatividade e versatilidade relativo ao conhecimento psicológico e aos fenômenos psicossociais, estimulando a autonomia intelectual na formação profissional do estudante;
  • Habilitar o profissional psicólogo para trabalhar na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, nas dimensões individual e coletiva, balizando suas práticas nas dimensões éticas, de excelência e de qualidade;
  • Possibilitar a formação multi e a trans/interdisciplinar com o objetivo de interagir com diversos campos possíveis na atuação profissional.
  • Promover e estimular a investigação científica e a extensão, visando à produção de novos saberes e a divulgação dos mesmos em meios de circulação de conhecimentos (congressos, simpósios, workshops, entre outros) visando a publicação em revistas científicas;
  • Desenvolver práticas em toda a formação do aluno para que ele possa realizar a escolha de sua ênfase;
  • Provocar uma atuação profissional que considere o conjunto dos Direitos Humanos: Civis, Políticos Sociais, Econômicos, Culturais e Ambientais nas relações Étnico-Raciais, nos âmbitos individuais e/ou coletivos.
  • Incentivar os estudantes a conhecer as especificidades da realidade sócio- histórica e cultural, local e regional, de modo a formar profissionais conscientes e eticamente comprometidos com a atenção às demandas que se apresentam no contexto social atual.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
A proposta pedagógica do Curso de Psicologia da FAES visa qualificar o profissional para atuar de maneira ética e responsável em sua realidade econômica, social e cultural, a serviço da comunidade local e regional, alicerçada em uma consistente fundamentação teórico-prática do campo da Psicologia. Para alcançar esse fim, a FAES oferece a modalidade Bacharel em Psicologia.

Ao estudante de Psicologia será estimulado a apropriação do conhecimento científico por meio da investigação e pesquisa, coerente ao seu contexto social, buscando uma compreensão integral do processo saúde-doença através do planejamento e desenvolvimento de pesquisas e intervenções nesses espaços, bem como intervenção coerente nas questões que atravessam os processos educacionais tanto no que diz respeito a relação de ensino-aprendizagem, quanto em questões para além dos muros das instituições de ensino.

Considera-se nessa perspectiva de formação o importante lugar do pensamento crítico social a ser desenvolvido pelo acadêmico de Psicologia no tocante aos problemas de sua realidade, com vistas a fomentar em sua prática profissional os fundamentos que o tornem agente de mudanças nos espaços em que estiver inserido em razão do compromisso com a sociedade, tônica em toda a formação oferecida.

Nesse sentido, a ética constituir-se-á tema transversal de todos os estudos e investigações, dela derivando o respeito às diferenças, o reconhecimento do direito à cidadania, dos direitos sociais suporte basilar da inclusão social.

O Curso de Psicologia nas ênfases oferecidas, se articula com as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, tendo como finalidade a compreensão da construção do humano em suas múltiplas dimensões, contemplando diferentes correntes de pensamento. Some-se a isso reflexão crítica acerca de procedimentos e técnicas utilizados na avaliação, prevenção e intervenção, além da garantia de espaço para o estudo e debate de temas emergentes, ligados às diversas áreas interdisciplinares da Psicologia.

Como processo de aprendizagem da profissão de Psicologia o curso estará direcionado para o desenvolvimento de competências que garantam o alinhamento da prática com a teoria. Neste sentido, espera-se que o egresso esteja apto para as atividades de diagnóstico e tratamento em instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, ambulatórios, clínicas), instituições sociais (centros esportivos, ONG’s, centros de convivência e comunitários) e em organizações (empresas públicas, privadas e não governamentais) e intervenção em instituições educacionais (creches, escolas e demais instituições de ensino) na perspectiva da prevenção, promoção, reabilitação da saúde e qualidade de vida humana em suas variadas expressões. Além de conferir as condições para o exercício da docência em Psicologia.

Para isso, desenvolverá habilidades que o levem a assumir uma postura profissional de entendimento da plenitude da condição humana, o que implica em competências para: diagnosticar, planejar, intervir clínica e institucionalmente, assessorar e acompanhar, tanto no âmbito individual quanto grupal ou comunitário, coerente às demandas da comunidade na qual estará inserido.

De uma maneira geral espera-se que o egresso do curso de Psicologia da FAES seja capaz de atuar nas áreas de Pesquisa, Ensino e Prestação de Serviços Psicológicos, articulando conhecimentos adquiridos na formação, levando em conta as especificidades do contexto no qual atuará profissionalmente. A formação desse profissional deve ser repassada pelos seguintes aspectos:

  • A construção multirreferencial do saber psicológico;
  • A relação da psicologia com outras ciências e saberes;
  • O respeito pela ética e pelos valores humanos;
  • O desenvolvimento do olhar transdisciplinar;
  • Adaptabilidade, flexibilidade diante do contexto social ao qual está inserido;
  • O desenvolvimento da capacidade de diálogo e uma escuta diferenciada;
  • Respeitar e incentivar formas de vida que primem pela diversidade de gênero, de etnias, de costumes, de preservação ambiental e de direitos humanos.

Em conformidade com a Resolução CNE/CES n° 05/2011 o Curso de Graduação em Psicologia oferece três ênfases:

Ênfase I- Psicologia e processos educativos– compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas;

Ênfase II– Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde-  consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas;

 Ênfase III- Psicologia e processos clínicos-  envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem  psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos;

CAMPO DE ATUAÇÃO
Por se tratar de uma formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, diversos são os campos onde o profissional de psicologia poderá atuar, tais como Instituições de Saúde (hospitais, centros de saúde, ambulatórios, clínicas), Instituições Sociais (centros esportivos, ONG’s, centros de convivência e comunitários) e em Organizações (empresas públicas, privadas e não governamentais) e intervenção em Instituições Educacionais (creches, escolas e demais instituições de ensino) na perspectiva da prevenção, promoção, reabilitação da saúde e qualidade de vida humana em suas variadas expressões.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A formação do psicólogo tem como eixos centrais às atuações profissionais, em pesquisa e em ensino de Psicologia, asseguradas nos princípios e compromissos sugeridos no Art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, dotando o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades gerais conforme orientações especificadas no Art. 4º destas diretrizes a saber:

Art. 4º – A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
  2. Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  3. Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  4. Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.
  5. Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho;
  6. Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacional.

CARGA HORÁRIA DO CURSO
4.290 horas.

DURAÇÃO DO CURSO EM SEMESTRE E EM ANO
10 semestres (5 anos)

TURNOS
Matutino e Noturno

Seus sonhos não possuem data de validade! Cada sonho que você deixa pra trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

– Steve Jobs

Autorização do MEC

Copyright 2025 - FAES - Faculdade Espírito Santo - Eunápolis / BA
Site desenvolvido pela Agência Provoq. Todos os direitos reservados